top of page

"O PROFESSOR CHEGOU"

Atualizado: 1 de nov. de 2018

Homenagem ao dia 28 de outubro de 2018


Por Yara Neves

Originalmente publicado no Facebook da autora em 27/10/2018

Imagem da carreata, referida no texto, que aconteceu no dia 26/10/2018 em Salvador-BA. Recebida via WhatsApp. Autoria desconhecida


Tô há dias pra escrever algo buscando uma conversa com os amigos que ainda estão na dúvida, aqueles que ainda pensam em votar em branco, anular ou mesmo nem sair de casa no dia de amanhã. Sinceramente, estava sem forças para escrever, de novo, mais uma vez...no fundo no fundo, tá todo mundo cansado. Mas ontem eu recebi essa força que estava precisando nas ruas da minha amada Salvador: Fui à última carreata da campanha de Haddad que percorreu o famoso circuito carnavalesco Ondina-Barra. O carro com o candidato saiu do Campus Ondina da UFBA, na Avenida Ademar de Barros e, ao chegar na Avenida Oceânica (lugar que todos aqui conhecem como "ali nas gordinhas") foi recebido com gritos de "O professor chegou". Haddad estava em um carro baixo, fazendo com que seu rosto ficasse bem próximo do povo e segurava uma placa escrita "mais livros, menos armas". O vídeo que segue esta postagem foi gravado por uma de minhas amigas que me acompanhava no ato, a Mônica Olender, e mostra o quão pertinho conseguimos chegar do "professor", figura sempre tão importante na minha vida (Tenho 25 anos e ainda sou estudante e pretendo ser pro resto da vida, além de almejar profissionalmente a carreira acadêmica) e colega de profissão da minha amiga autora do vídeo (diga-se de passagem, acho que todos sabem, antes de sermos melhores amigas da vida, ela foi minha professora). Enfim, tudo isso foi dito para explicar o que senti naquele momento. Sempre fui aquela pessoa que achava a maior bobagem quem vai pra rua pra prestigiar político, o famoso "eles não tão nem aí pra gente, coisa ridícula ir adular esse povo!", mas ontem o sentimento foi muito diferente. O político que estava naquele carro segurando uma placa de incentivo aos livros e sendo recebido aos gritos de professor foi, em seu mandato no MEC, o idealizador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), implementou os Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, assim como o Programa Universidade para Todos (ProUni), criado durante a gestão anterior, e reformulou e ampliou o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Eu sou cria dessa época, fui da primeira turma do REUNI, que buscava ampliar o acesso e a permanência dos estudantes no ensino superior, sou cotista por ter estudado praticamente a vida inteira na rede estadual de ensino de MG em condições precárias (e olha que minha escola não era "das piores" e muitos professores davam o sangue pra passar alguma coisa pra gente), fui aluna apoiada pela PROAE-UFJF, ganhava duas passagens por dia e um ticket do RU para almoçar. Ontem, quando estava descendo a Avenida Oceânica de Salvador, cidade onde moro atualmente para fazer meu mestrado na conceituada Universidade FEDERAL da Bahia, me passou esse filminho na cabeça, de tudo que teve que acontecer para que eu estivesse naquele ato ontem. Sou filha de uma doméstica, que veio da zona rural e um lanterneiro que não terminaram a escola, os dois fizeram o que estava dentro da sua condição de possibilidade para que eu estudasse o máximo que pudesse, tiveram vezes em que pensei que precisaria trocar para o turno noturno (vcs tem alguma noção de como o turno noturno de uma escola estadual?) para arranjar um emprego durante o dia e ajudar minha mãe (que nesta época me criava praticamente sozinha), outras pessoas a ajudaram, colocaram comida na mesa, ela se virou e arranjou uns bicos no fds, eu ajudei depois do horário da escola e, assim, continuei até o final do ensino médio, cursinho, vestibular, com cotas, realizei o sonho da doméstica e do lanterneiro, ingressei na UFJF, mas só fui até o fim porque tive o apoio estudantil, já fiquei lá um dia inteiro sem almoço por não poder comprar o ticket (antes de conseguir a bolsa do apoio), já voltei a pé da UFJF até o Bairro Aracy (por curiosidade, jogue no google maps) por ter apenas uma passagem, que gastava na ida pra não me atrasar pra aula, meus pais não poderiam ter financiado meu curso por eles só... infelizmente. Com as bolsas de pesquisa, I. C. e extensão que tive trabalhei na central de atendimento, trabalhei em um condomínio MCMV, ganhei um prêmio de melhor Iniciação Científica da Minha área dentro da Universidade toda. Virei Arquiteta e Urbanista, virei mestranda. Essa minha trajetória pessoal, de muito esforço sim, meu e de minha família, teria sido muito diferente com toda certeza sem esses programas do governo. Não sei onde estaria, mas certamente não estaria por aqui, na Av. Oceânica de Salvador gritando para que um professor tome a presidência do meu Brasil, gritando para que milhares de outros jovens pobres possam escolher seus destinos e tenham a oportunidade de ingressar numa universidade PÚBLICA de qualidade, que sejam ajudados a se manter nela até o final do curso (o buraco é tão mais embaixo... vcs nem imaginam o que vem por trás das cotas), e além disso, que não apenas jovens pobres, mas também jovens NEGROS!!!! Cota racial é fundamental, quantos colegas de classe negros vc tem? Quantos professores negros vc tem? No fim das contas o texto virou quase uma história apenas pessoal, mas é que fui criada tendo na cultura e na educação a unica saída dessa vida de aperto, então eleger um presidente-professor, para mim, é uma coisa muito pessoal, ainda mais quando ele traz junto consigo uma vice-presidente feminista que luta pelos direitos de nós mulheres e que é ativista. Para finalizar, agora sim para atingir os brancos e nulos que estão nesta posição por serem contra a corrupção do PT, o que tenho a falar é que o partido me decepcionou MUITO também, já não acredito mais em muita coisa, mas dou meu voto para o PT porque trato ele como "um partido qualquer". Para mim, os casos de corrupção não se diferem dos casos de todos os outros partidos a não ser pela divulgação midiática e pelo funcionamento (finalmente) do jurídico. Dando um pequeno panorama histórico aqui, nossa - ainda curta - trajetória republicana tem mais anos sob governos que não foram votados por populares do que sob governos escolhidos democraticamente. Após a política do Café com Leite na primeira república, os únicos presidentes escolhidos por voto popular que conseguiram chegar ao fim de seus mandatos foram Eurico Gaspar Dutra (1945-1950), Juscelino Kubitschek (1955-1960), Fernando Henrique Cardoso (1994-1998 e 1998-2002) e Luís Inácio 'Lula' da Silva (2002-2006 e 2006-2010). Entre Juscelino (1960) e FHC (1994), temos um GAP de mais de 30 anos com revezamentos presidenciais, renuncias e uma truculenta ditadura militar, foram mais de 30 anos sem que o brasileiro usufruísse de seu direito à democracia, ao voto. E, ao longo desta trajetória histórica, apesar de terem havido governos mais populistas (Vargas) e até um pequeno respiro da esquerda (Jango) a primeira vez que um partido, de bases trabalhistas e construído na busca por direitos do povo pobre, chegou ao poder foi em 2002, foi o PT de Lula. Obviamente, os detentores históricos do poder não deixariam com facilidade que esse governo se mantivesse por ali tanto tempo. A mídia direitista (sim, galera, a globo é de direita tá. Para de falar de merda e chamar a globo de comunista senão Marx vai vir puxar teu pé) fez uma oposição ferrenha, destacou os erros e vacilos dessa esquerda que tava tirando o Brasil do mapa da fome e que tava fazendo pobre virar "doutô". É fácil sentir raiva do partido quando a gente vê aquela cara irônica do William Bonner falando de mensalão, lava jato, etc. Mas gente, quando a corrupção era da direita (PSDB, DEM...) nada aparecia, vcs não acham estranho, poxa? Vamos refletir aí... O PT É UM PARTIDO COMO OUTRO QUALQUER. Mas olha que coisa incrível, quando ele faz cagada as pessoas vão à julgamento e são presas, vc não acha que devia ser assim sempre? Não acha estranho Lula tá preso e Aécio tá solto? A coisa é montada sim, mas a lei tem valido para o PT então ótimo, vamos eleger Haddad que se rolar merda já sabemos que impeachment, investigação e cadeia funciona quando são eles lá. Vamos eleger Haddad para manter a democracia, porque o adversário já disse que "fecha o congresso e dá o golpe no mesmo dia da sua posse". Aí fudeu né... melhor eleger um cara que vc não acredita 100% mas sabe que vai poder até tirar se for o caso, do que um que vai te calar e se inspira no Ustra, não tem comparação. Por ultimo, se vc acredita na "ameaça comunista", que o Brasil vai virar venezuela, etc etc... gente são 13 anos de PT, o Lula tá preso, a Dilma caiu e eles nunca reagiram a nada... Haddad tá aí concorrendo democraticamente, que medo é esse que vcs tem? Em 13 anos de PT, quantos direitos vc perdeu, meu amigo? Só não confunda "direitos que vc perdeu" com "direitos que os outros ganharam, porque é bem diferente. Enfim, pense, repense, reflita... Não dá pra comparar um fascista a um professor e anular o voto seria fazer essa comparação, trate o PT como um partido qualquer... Se fosse um poste contra o Bozo eu votava no poste, se fosse um Psdbista corrupto nojento contra o coiso, os PTistas mandavam fazer uma camisa com um 45 na frente e viravam PSDB desde criancinha. Trate o PT como um partido qualquer e vote pela democracia!!! #haddad #haddad13 #fernandohaddad #haddadpresidente #elejaoprofessor#manunojaburu #lutecomoumagarota

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page